Alface: semeio de verão se aproxima e os desafios para o produtor aumentam

Alface: semeio de verão se aproxima e os desafios para o produtor aumentam

16 novembro de 2020

O cultivo de alface na estação mais quente do ano pode ser um problema, pois é um período em que as chuvas provocam perdas e a temperatura elevada causa pendoamento precoce nas plantas. Pensando nisso, a linha de sementes Topseed Premium se dedicou a criar um portfólio que atendesse o produtor de alface o ano todo e para a produção em diferentes regiões do Brasil.


O especialista em brássicas e folhosas, Silvio Nakagawa, ressalta que um dos destaques da linha para o semeio no verão é a alface Samira, um produto diferenciado para o mercado de crespas. "Ela entrega aos produtores ótima performance nesse período, com um bom nível de tolerância a fusarium, planta grande, com boa quantidade de folhas, talo grosso e tolerância a  "Tipburn".


Ele explica ainda que para o produtor de alfaces, características como resistência às principais doenças da cultura, qualidade e produtividade são essenciais, mas que o agricultor precisa estar atento também ao seu mercado consumidor, que passa por mudanças constantes.


"A indicação da melhor variedade para cada região é distinta devido ao clima e solo, por isso é importante consultar um técnico especializado antes de iniciar o cultivo. A escolha também deve ser baseada na cultivar que ofereça o maior número de resistências para minimizar os efeitos das doenças no campo para que o produtor tenha sucesso na lavoura", completa Nakagawa.



Linha completa e lançamentos 2020


Dentre os materiais desenvolvidos pela linha de sementes de alta tecnologia, estão as alfaces americanas Astra e Diva, as mimosas Imperial e Imperial Roxa e as recém-lançadas: a crespa Celina (assista ao vídeo) e a lisa Elisângela (assista ao vídeo). Diferenciadas em cores, formatos, texturas e sabores para atender as necessidades de cada região do país e também oferecer exatamente o que o mercado consumidor busca.


As novidades deste ano foram apresentadas durante o tradicional dia de campo da Agristar do Brasil, o Open Field Day, que foi realizado de forma online. O especialista Silvio Nakagawa detalha que a alface Elisângela possui planta grande e volumosa, boa resistência a míldio, é bem tolerante a calor e pendoamento precoce, além de adaptada ao cultivo durante o ano todo em campo e hidroponia.


"Já a crespa Celina tem bastante tolerância a calor e pendoamento precoce, além de resistência a LMV, é indicada para cultivo ano todo em hidroponia e campo aberto", completa Nakagawa.



Pesquisa & Desenvolvimento


Juntamente ao trabalho já realizado em cinco estações experimentais em diferentes estados brasileiros, a Agristar do Brasil criou recentemente um programa voltado para o melhoramento de alfaces, que está sendo desenvolvido em sua matriz, localizada em Santo Antônio de Posse (SP). Segundo a pesquisadora à frente do projeto, Carolina Franco, nos próximos anos, com o trabalho de tropicalização de alfaces, a empresa disponibilizará no mercado uma gama de novas alfaces adaptadas a realidade das condições das principais regiões produtoras. Clique aqui para saber mais.

Produtos relacionados a notícia