Produção de mini legumes abre novo nicho de mercado para produtores

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Produção de mini legumes abre novo nicho de mercado para produtores

Produção de mini legumes abre novo nicho de mercado para produtores

1 setembro de 2015

Os mini legumes já deixaram de ser tendência de mercado para se tornarem realidade na mesa de muitos brasileiros. Focados nesses clientes, mais exigentes e interessados em diversificar aquilo que vai à mesa, estão dois produtores no interior de São Paulo, que compartilham suas experiências de atuação nesse mercado.

Sílvia Donófrio, proprietária da CalusneFarm, em Campinas (SP), faz em média 80 entregas diárias para cerca de 250 clientes, entre restaurantes e consumidores finais, que compram as versões mini de abobrinhas, berinjela, pimentões, tomates, além de outras variedades utilizadas para microgreens, cultivadas com sementes da linha Topseed Premium.

"A aceitação dos mini legumes e mini folhas é muito boa, porém o nicho de mercado tem que ser observado para não ter um produto de custo de produção maior e preço de venda menor. Isso requer locais específicos para a venda, onde o consumidor entenda a proposta deste tipo de verdura", explica Sílvia.

Para os engenheiros agrônomos e produtores, Marcelo Faria e Alexandre Lerayer, da Fam Foods, em Socorro (SP), que comercializam as mini variedades para restaurantes, supermercados e varejões de Campinas, Valinhos, Indaiatuba e Paulínia, se comparado ao plantio de sementes convencionais, plantar especialidades requer maior investimento nas sementes e na infraestrutura. "No entanto, se cultivada da forma correta, é possível atingir o máximo potencial da variedade e o retorno acaba vindo mais rápido. Quando você trabalha em cultivo protegido, as pragas e viroses diminuem".

Na hora do cultivo, os produtores não abrem mão das sementes Topseed Premium. "A linha me oferece produtos com alta produtividade e uniformidade. Essas variedades atendem o que os nossos clientes procuram: variedades de mini legumes consideradas gourmet e, ao mesmo tempo, um mix de cores, formatos, texturas e sabores que são os maiores requisitos de nossos clientes", explica Silvia. Já Marcelo diz que apesar de já ter experimentado outras matérias primas, optou por trabalhar com a Topseed Premium pelo valor agregado, qualidade de fruto e resistência a algumas doenças. "Recebo assistência da equipe técnica que visita a propriedade e algumas vezes até consegue compradores para determinados produtos".


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