Notícias
Notícias
Buscar em notícias
Categorias
- + Abóbora
- + Agricultura
- + Agristar
- + Argentina
- + biofumigação
- + Brócolis
- + campo
- + Cebola
- + Cebolas
- + Cebolas Híbridas
- + Cenoura
- + Dia da Mulher
- + Diversos
- + Encontro dos Técnicos
- + ETEC
- + Eventos
- + Fenacampo
- + Genética
- + hibrido
- + Hidroponia
- + Hortitec
- + Lançamentos
- + Melancia
- + Open Field Day
- + Pepino
- + Pesquisa
- + Superseed
- + Tomate
- + Tomates
- + Topseed
- + Tour Técnico
- + TSV Sementes
- + Variedade
- + Visita Técnica
Período
- + setembro de 2014
- + janeiro de 2015
- + junho de 2015
- + setembro de 2015
- + janeiro de 2016
- + março de 2016
- + abril de 2016
- + julho de 2016
- + março de 2017
- + junho de 2017
- + julho de 2017
- + dezembro de 2017
- + julho de 2018
- + agosto de 2018
- + outubro de 2018
- + fevereiro de 2019
- + março de 2019
- + maio de 2019
- + julho de 2019
- + abril de 2020
- + maio de 2020
- + agosto de 2020
- + novembro de 2020
- + fevereiro de 2021
- + maio de 2021
- + julho de 2021
- + setembro de 2021
- + outubro de 2021
- + junho de 2022
- + novembro de 2022
- + dezembro de 2022
- + março de 2023
- + junho de 2023
- + setembro de 2023
- + outubro de 2023
- + dezembro de 2023
- + abril de 2024
- + agosto de 2024
- + setembro de 2024
- + outubro de 2024
- + dezembro de 2024
- + janeiro de 2025
- + abril de 2025
Tomates híbridos Cariri e Sonora: garantia de proteção e produtividade

2 março de 2023
Quando o assunto é produção de tomates, a linha Superseed da Agristar do Brasil apresenta soluções que possibilita não somente o cultivo de produtos de qualidade para o mercado consumidor, mas também o êxito do negócio dos agricultores brasileiros. As variedades Cariri F1 e Sonora F1 são dois exemplos que trazem resultados positivos em termos de qualidade, produtividade e resistências.
O tomate saladete determinado Cariri F1, nas regiões Centro-oeste e Nordeste do País, desperta o interesse de produtores pelas altas produtividades e dos compradores pela excelente aceitação de mercado e ótimo pós-colheita. Nesse caso, essa variedade permite ao agricultor cultivar em áreas infestadas com geminivírus, vira-cabeça, nematóide e fusarium raça 3, gerando, assim, maior proteção e segurança para a lavoura.
Outro fator que chama a atenção é a qualidade do fruto, pois o Cariri é um tomate graúdo e muito firme, o que lhe confere excepcional resistência no transporte de longas distâncias. Sua planta é de alta adaptação a vários tipos de clima e com bom enfolhamento, contribuindo para a proteção dos frutos que possuem formato mais alongado.
De acordo com o produtor Ivanildo Oliveira Barbosa, de Ceilândia (DF), foi justamente essa rusticidade que se destacou no seu cultivo de tomate Cariri. "Esse foi o tomate que melhor se adaptou na minha região. Realizo o cultivo em estufa, e a rusticidade desse material permite que ele seja cultivado nessas condições ou mesmo em campo aberto com excelentes resultados".
Barbosa destacou, ainda, a resposta positiva do Cariri à adubação e aos cuidados do plantio. "Uma coisa que diferencia esse tomate é que ele reage muito bem aos investimentos tanto em adubação quando nos cuidados com a plantação. Isso faz com que ele tenha uma melhor qualidade e um bom pós-colheita", afirma.
Já o tomate saladete determinado Sonora F1, um dos lançamentos da linha Superseed apresentados durante o Open Field Day 2022, foi desenvolvido com foco no mercado do Nordeste, mas hoje, vem ganhando espaço em outras regiões devido a sua padronização, tamanho e qualidade de frutos.
O material se adapta bem no cultivo de forma rasteira e, quando comparamos com tomates indeterminados, a redução de custos de mão de obra para a produção é significativa. Em períodos de chuva, o agricultor pode optar pelo cultivo em meia estaca, para que o fruto não fique em contato com o solo agregando mais qualidade. Em ambos os sistemas de condução, o material corresponde com alto pegamento de frutos e excelente produtividade.
A cultivar dá origem a frutos padronizados, grandes e de excelente firmeza, fatores essenciais para elevar a aceitação no mercado e agregar valor na produção. Além disso, o tomate Sonora também é resistente ao geminivírus e ao vira-cabeça, viroses cuja incidência cresce cada vez mais no Brasil todo.
O produtor Sandro Silva, de Brazlândia (DF), teve recentemente sua primeira colheita de Sonora e já sentiu os impactos positivos desse material na sua propriedade. "Eu vendo direto para os mercados e até o momento só recebi elogios. Os tomates chegam frescos, com a mesma qualidade e aparência que foram colhidos", explica.
Com uma plantação de seis mil pés, Sandro destaca, também, a diferença na produtividade. "A última produção foi feita em época de chuvas e mesmo assim foi muito boa. Comparado a alguns outros tipos de tomates, o Sonora tem uma produção mais rápida, com frutos fortes, graúdos e mais resistentes a doenças e ao transporte", encerra.