x

Dicas

O que é o Vira-cabeça?

“O ‘vira-cabeça’ (TSWV) é uma doença causada por um complexo de vírus pertencente à família Bunyaviridae, gênero Tospovirus. No passado, o TSWV era considerado uma espécie única do grupo, porém, estudos recentes em tomateiro no Brasil mostraram a ocorrência de outras espécies neste gênero, o Tomato ChloroticSpot Virus (TCSV), o Groundnut RingspotVirus(GRSV) e oChrysanthemum Stem Necrosis Virus(CSNV).
Os sintomas mais característicos dos Tospovirus são anéis cloróticos e necróticos nas folhas jovens, que adquirem cor bronzeada e distorções. Numa fase mais avançada da doença, as folhas e o caule apresentam áreas necróticas e ocorre a morte do ponteiro, além de drástica redução do crescimento com consequente redução da produtividade. 
O arqueamento das folhas écaracterístico e responsável pela denominação dada aos sintomas causados pelos vírus nos tomateiros. Os frutos maduros mostram manchas anelares cloróticas ou necróticas, com cor vermelho-pálido e manchas amarelas, além de anéis concêntricos. A epidemiologia deste vírus está associada à transmissão pelo tripes, de maneira persistente.
Para o controle, são recomendadas várias práticas culturais integradas, embora o controle total seja difícil. Dentre elas estão a rotação de culturas não suscetíveis ao vírus, a escolha de local apropriado, situado a certa distância de lavouras velhas, e mudas produzidas em viveiros certificados, isentas de vírus, além da aplicação de inseticidas sistêmicos específicos para diminuir a população do vetor e o uso de barreiras para evitar a migração dos mesmos. 
Atualmente, podemos contar também com o uso de variedades resistentes ao vírus. Nesse sentido.

Thiago Theodoro

Especialista Tomates e Pimentões