x

Modernização do campo atrai jovens para o agronegócio

Modernização do campo atrai jovens para o agronegócio

2 maio de 2019

A incorporação de tecnologias no agronegócio é um dos maiores atrativos para os jovens, que decidiram apostar nesse setor. Com perfil empreendedor e dinâmico, esse novo personagem do campo tem contribuído, cada vez mais, para a modernização da produção agropecuária nacional.

"Contar com a criatividade e o frescor dos jovens é um ponto muito importante para a atualização e o desenvolvimento do agro, que passa por um momento de adequação, tendo em vista o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais tecnológicas que auxiliam nas tomadas de decisões e na geração de melhores resultados", destaca a Show Manager do YAMI - Youth Agribusiness Movement International, Renata Camargo, primeiro congresso para jovens do agronegócio que será realizado em São Paulo, nos dias 08 e 09 de outubro.

O evento, que já está com 50% dos convites vendidos, pretende reunir jovens que atuam no agronegócio para debater o papel e a importância dessa nova geração no crescimento do setor. Além disso, o movimento pretende apresentá-los a tendências e informações que ajudem a prepará-los para o mercado de trabalho, por meio de palestras com acadêmicos, empresários e profissionais, com o objetivo de orientar acerca dos desafios e transformações do agro nos próximos anos.

A ideia é reforçar a importância do novo olhar que essa geração traz para o mercado, questionando o modelo atual de atividade, seja em processos práticos ou na maneira de se conduzir o negócio. "Essa visão acelera a modernização das estruturas, além de apresentar tecnologias e equipamentos cada vez mais informatizados, tendo os jovens um papel fundamental nesse processo", enfatiza Renata.

Oportunidades no campo

Os indicadores do mercado de trabalho apontam que existe uma demanda crescente por profissionais que entendam o agronegócio e compreendam a importância da atividade para a economia nacional, sem se esquecer dos pontos técnicos da profissão, que são fundamentais para o profissional que pretende seguir nessa área.

O YAMI pretende oferecer ao jovem uma oportunidade de conhecer pontos de importância que impactarão o setor nos próximos anos, para que eles possam se especializar e, até mesmo, desenvolver soluções que sejam de grande valia para o futuro do agro.

"Estamos assistindo um movimento de retorno dos jovens ao campo que, diferente dos seus pais e avós que colocavam a "mão na massa", plantavam e colhiam, pensam também na gestão do negócio, se especializam para gerenciar as propriedades e são mais empreendedores", afirma Renata. "Além disso, as oportunidades de grandes empresas para programas de estágios e trainees acabam por abrir os olhos dos universitários, que investem em uma carreira sólida e promissora no campo".

O evento será realizado simultaneamente ao 4° Congresso das Mulheres do Agronegócio – CNMA. A promoção, organização e realização do CNMA e YAMI são do Transamérica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido.

As inscrições podem ser feitas pelo yamimovement.com.br

Fonte: Grupo Cultivar