x

Alfaces Americanas Astra e Diva

Alfaces Americanas Astra e Diva

26 fevereiro de 2019

As alfaces do tipo americana são muito apreciadas em lanches e saladas prontas devido a sua praticidade, sabor e crocância. Em sua grande maioria são provenientes de regiões frias, portanto se adaptando melhor ao cultivo no inverno. Vendo esta dificuldade em produzir alfaces americanas de qualidade no verão, a Topseed Premium desenvolveu as cultivares Diva e Astra, cada qual com seus atributos.

Segundo o Especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar do Brasil, Silvio Nakagawa, a Astra é destinada a produtores que buscam materiais de cabeça compacta para serem disponibilizadas em bandejas."O formato é parecido com uma bola, possui folhas grandes envoltas umas sobre as outras, mas apenas a cabeça é vendida, sendo todo o resto descartado. No entanto, é importante que as folhas externas sejam mantidas até o produto ser embalado, pois protegem a parte comercializável.  É o tipo de variedade ideal onde existe a necessidade de rendimento de cabeça e melhor pós-colheita".

"Já a alface Diva, lançada em 2018 durante a Hortitec, se destaca pela sua tolerância a altas temperaturas e chuvas, condições comuns no verão brasileiro. Sendo assim, é uma cultivar destinada a produção em áreas de clima mais hostil, é uma planta que apresenta muitas folhas externas para proteção e uma cabeça grande, porém menos compacta para evitar queimas e apodrecimento comuns nas variedades de cabeça mais fechada", detalha.

Ambas podem ser plantadas o ano todo, apenas com a observação de fazer preventivo contra míldios nas regiões mais frias no inverno.


ASTRA PRESENTE NAS LAVOURAS DO RIO DE JANEIRO

Na localidade de Barracão dos Mendes, Nova Friburgo (RJ), o produtor Edson Freitas cultiva cerca de 150 a 200 mil plantas durante todo o verão. Acompanhado pelo Assistente Técnico de Vendas, Jonatas Fonseca e a revenda parceira Agrotécnica Serrana, Edson diz que planta Astra há dois anos devido à boa quantidade de folhas, que ajudam na proteção das cabeças. "Gosto da variedade Astra, pois tem boa tolerância às bactérias que atacam as alfaces no período chuvoso, além de proporcionar bom peso, tamanho e boa uniformidade na hora da colheita", completa Edson.

Já Nicolau José da Rosa, da localidade de Conquista, também em Nova Friburgo (RJ), além de produtor é um dos principais compradores de alfaces da região de Friburgo e Teresópolis, explica Jonatas. Planta de 15 a 18 mil pés de alface americana no verão por semana. "Escolhi plantar a Astra devido à uniformidade de plantas na hora da colheita. O material tem bom peso de cabeça e têm as resistências foliares às bactérias no verão, essenciais para essa região, pois aqui chove muito. A Astra hoje é a alface que mais aguenta este período. Planto e indico para os meus clientes".


DIVA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Na roça do produtor Marcelo Tocilo, da cidade de Marília, no interior de São Paulo, a alface Diva está desde a sua fase de desenvolvimento, quando colaborou para os testes da variedade. A região, que é atendida pelo distribuidor Topseed Premium Plantyseed e o coordenador técnico de vendas Renato Souza, atende vários mercado da cidade e do seu entorno. "Planto a alface Diva porque gosto do seu resultado no campo. Possui uma ótima uniformidade na formação de cabeça e, principalmente, suporta o calor que faz na região. Alface boa é a que aguenta esse período quente!", explica Marcelo.

Produtos relacionados a notícia