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Você sabia que podemos identificar os nutrientes por meio das cores de cada alimento?

Você sabia que podemos identificar os nutrientes por meio das cores de cada alimento?

25 janeiro de 2019

Branco: As hortaliças brancas como cebola, couve-flor e alho têm mais flavonoides e selênio, que ajudam o organismo em processos inflamatórios e alergias, fortalecem os sistemas imunológico e circulatório e protegem contra doenças crônicas associadas ao envelhecimento.

Verde: Brócolis, alface e rúcula, por exemplo, têm vitamina A, luteína, vitaminas B2, B5, B9, C, K, cálcio, ferro, magnésio e potássio. As principais propriedades auxiliam no crescimento, na manutenção de pele, ossos, cabelos e visão. Os sistemas digestivo, nervoso, imunológico e sexual também são beneficiados por estas hortaliças, que ainda reduzem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

Laranja: Melão, abóbora e cenoura estão neste grupo rico em vitaminas A, C, carotenoides e flavonoides. O bom funcionamento do sistema imunológico e a proteção contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer estão entre os benefícios destas hortaliças, que também contribuem para o crescimento, a visão e a pele.

Vermelho: Tomate, pimentão e melancia, por exemplo, são ricos em licopeno, vitamina C e ácidos fenóicos. Este grupo de hortaliças reduzem os riscos de câncer de próstata, estômago e mama; ajudam na manutenção da pele, gengivas e vasos sanguíneos; atuam na formação de colágeno, na redução do colesterol, no risco de aterosclerose e de doenças cardiovasculares. Além disso ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Roxo: Esta tonalidade indica a presença de antocianina, uma substância com propriedades anticancerígenas que também atua na preservação da memória e na proteção contra doenças do coração. Entre as hortaliças deste grupo estão a beterraba, a berinjela, o repolho roxo e a cebola roxa. A beterraba ajuda na redução da pressão arterial e na melhoria do sistema circulatório.


Fonte: O Globo

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