Book Navigation

Sugestão para horta caseira

Sugestão para horta caseira

25 março de 2017

Manter uma horta dentro de casa não é mais privilégio de quem tem espaço. Para os adeptos da alimentação saudável e orgânica, a boa notícia é que com um pouco de inovação e criatividade é possível cultivar alimentos em qualquer cantinho. Abaixo, algumas ideias para você se inspirar.


1) Horta na janela.

Pensando em resolver o dilema, as nova-iorquinas Britta Riley e Rebecca Bray desenvolveram o projeto Windowfarms (Fazendas de janela, em tradução livre). O trabalho consiste em um sistema vertical, hidropônico, adaptado para a janela de casas e apartamentos, com garrafas recicladas, tubos para irrigação e um equipamento chamado de "air pump", que faz com que a água circule nos tubos. Segundo as criadoras do projeto, o sistema é ecologicamente correto e necessita de pouca energia, além de utilizar uma solução orgânica de nutrientes para fertilização. Se a luz do sol também não chegar até a janela onde o sistema está instalado, lâmpadas fornecem iluminação artificial para ajudar no crescimento da planta. As hortas de janela permitem o cultivo de manjericão, coentro, camomila, alface, hortelã, mostarda, tomilho e até tomate. 
Veja imagem no link acima (foto)


2) Horta em prateleiras. 

Na Alemanha, 88% da população vive nas cidades e só 5,8% das propriedades rurais são cultivadas de forma ecológica. Com isso, as pessoas deixaram de ter contato com a produção dos alimentos: os espaços urbanos não tem lugar para a agricultura. Pensando nisso, uma dupla de designers alemães, Charlotte Dieckmann e Nils Ferber, desenvolveram a Parasite Farm (fazenda parasita, em uma tradução livre).

Para pequenos apartamentos: horta aproveita os armários da cozinha já existentes
A engenhoca é uma alternativa para quem mora em pequenos apartamentos e não tem uma varanda para cultivar sua própria horta. O sistema permite que o lixo orgânico seja recolhido e se transforme em adubo numa composteira, acoplada embaixo da pia.

O composto pode ser usado na pequena horta, tudo dentro da cozinha, projetado para se adaptar aos móveis já existentes. São pequenos vasos, com sistema de iluminação, que cabem nas prateleiras.
Veja imagem no link acima (foto)


3) Horta com tubos de PVC e garrafas pet. 

Daniel Ribeiro, educador ambiental do projeto Arbore Ser, ensina como fazer uma horta urbana vertical, alternativa fácil e econômica para cultivar alimentos em casa.

Para construir o que seria um grande vaso, ele utiliza um tubo de PVC de 1 metro de comprimento e 4 polegadas de diâmetro, duas garrafas pet de 2 litros e uma corda de polipropileno. No cano de PVC são feitos cinco furos, que distam em média 16,5 centímetos um do outro. Para fazer os buracos, Daniel usa uma serra copla e, depois, com a furadeira, faz pequenos furinhos do lado oposto do PVC para drenagem da água. 

Para vedar o cano nas laterais ele usa as garrafas pet. O corte das embalagens deve ser feito próximo ao primeiro buraco cortado com serra copla indo até a borda do PVC. Depois de pronta, a garrafa é encaixada dentro do tubo.

Para o plantio das mudas deve ser preparado um substrato contendo terra natural, areia e algum composto orgânico. Em média, cabem de 5 a 6 quilos de substrato dentro do cano com as proporções indicadas. Feito isso, a recomendação é colocar menos da metade dessa terra no cano e, então, acomodar as mudas. Por cima se coloca um pouco mais de terra e pitadas de torta de mamona para fertilizar o solo.

Para pregar o cano na parede, use dois pregos e uma corda de polipropileno, de modo que o fio "abrace" o tubo nas duas extremidades. 

Dependendo do espaço que você tem, ainda dá para usar essa técnica e fazer montagens diferentes com os canos, como as propostas pelas arquitetas Cris Cecílio e Daphne Nóbrega.

Veja imagem no link acima (foto)


4) Hortas em caixas, latas e carretel. 

Para quem tem quintal, decoradoras brasileiras também apresentam soluções interessantes. No album de fotos da matéria você poderá visualizar imagens das hortas em caizas, latas e carreteis.


Fonte: revista Globo Rural (Online)