Book Navigation

Ideias para começar a praticar Jardinagem

Ideias para começar a praticar Jardinagem

17 outubro de 2018

Plantas pequenas

Se você ainda é iniciante na jardinagem, experimente começar pelas plantas pequenas. Além de darem menos trabalho para serem cuidadas, elas ainda ocupam menos espaço. Temperos como tomilho, hortelã e salsa são ótimas opções, já que você ainda pode utilizá-las como tempero na comida do dia a dia.

Plantas maiores

Se você já tem alguma experiência com plantas ou prefere arriscar um pouco mais, espécies maiores podem ser plantadas em jardins externos ou até dentro de apartamentos. Para um jardim que ficará dentro de casa, o ideal é optar por aquelas que precisam de menos sol, como a bromélia, o lírio da paz e a palmeira areca. Já as violetas e azaleias, por exemplo, exigem bastante luminosidade e irrigação regular.

Antes de colocar a mão na massa, também é importante escolher uma terra adubada de qualidade, além de pedras que absorvam o excesso de água ou as ornamentais, que valorizam ainda mais a planta a ser cultivada.

Vasos

Depois de decidir quais plantas você pretende ter no seu jardim, é preciso escolher com cuidado os vasos em que elas serão plantadas. Plantas maiores obviamente precisam de vasos um pouco mais largos, mas algumas plantas menores também enraízam com facilidade e é importante escolher um vaso com maior profundidade para elas.

Além disso, é importante escolher um vaso que reflita a sua personalidade e entre em harmonia com o restante da decoração de casa. Vasos coloridos ou com design diferente, por exemplo, dão um toque incrível em ambientes com tons de branco, bege e outras cores neutras.

Para plantas com flores ou folhagem colorida, vasos marrons, brancos ou os tradicionais de cerâmica ajuda a destacar ainda mais o jardim.

Cachepôs

Se você deseja investir na natureza como elemento decorativo de destaque, aposte nos cachepôs. Além de abrigarem vasos maiores com mais estética, também são úteis para decorar corredores vazios e cantos de alguns cômodos.

Existe uma grande variedade de cachepôs, desde os de madeira, cerâmica e lata. Por não serem furados, a água não espalha quando a planta é regada – por isso, não se esqueça de colocá-la junto com um vaso, para que a planta não apodreça pelo excesso de umidade sem escoamento.

Jardim Vertical

Tendência no mundo da decoração e paisagismo, os jardins verticais são bonitos, fáceis de cuidar e funcionais. Além de ocupar pouco espaço por ficar na parede na parede, é possível investir em um jardim maior e instalar todos os seus vasos de plantas nele.

Growpockets

Na mesma linha dos jardins verticais, existem também as Growpockets, hortas verticais inteligentes com sistema de auto-irrigação. É possível fixá-las em paredes ou varadas, e podem abrigar plantas pequenas, médias e principalmente hortaliças. Além de precisar ser regada apenas a cada 15 dias, a horta inteligente economiza até 80% de água em comparação a uma horta comum.

Fonte: Hometeka

Produtos relacionados a notícia