Book Navigation

Topseed lança variedade de tomate ideal para região Sul do país

Híbrido se adapta ao clima da região e torna-se bom investimento para o produtor

Após um longo trabalho de pesquisa e desenvolvimento, a Topseed Premium, linha de sementes profissional da Agristar do Brasil, lançou o tomate Itaipava F1, variedade híbrida focada nas características do clima e solo da região Sul. Com precocidade na maturação, alta produtividade, uniformidade de frutos e resistência ao TSWV (vírus do Vira-Cabeça), o Itaipava já mostra resultados positivos no campo.

Na safra de verão de 2014, o técnico em agropecuária e agricultor, Vilmar Rech, plantou uma amostra teste do tomate Itaipava com cerca de 200 plantas. Vendo o potencial do produto, decidiu investir na variedade durante a safra seguinte com 50 mil plantas. O responsável pela produção, Maurício Rech, graduando em Engenharia Agronômica e filho de Vilmar, explica que em fevereiro deste ano, 100% dos cerca de cinco hectares foram semeados com sementes do tomate Itaipava.

“Neste período notamos que a variedade se adaptou muito bem, conseguimos colher 7kg de frutos por planta, uma produtividade considerada boa para uma área que não tem tradição em tomate. No manejo, o diferencial foram as aplicações semanais de Sulfato de Magnésio via foliar e o cuidado com pragas e doenças, com atenção especial à Mancha Bacteriana (Xanthomonasspp) e a Broca-pequena-do-tomateiro (Neoleucinodeselegantalis). Para evitar qualquer problema utilizamos sistemas de alerta para as doenças, que levam em consideração as condições climáticas e para os insetos, e fizemos monitoramento na área”, detalha Maurício.

Para o próximo cultivo, que será realizado neste mês de agosto, a produção será ampliada para 65 mil plantas, que devem ser vendidas para redes de supermercados, atacadistas e Ceasas da região. “A perspectiva é que o rendimento seja de 20 mil caixas e que atenda de forma satisfatória os compradores que buscam um tomate com bom calibre e resistência no pós-colheita, características do Itaipava”, explica Vilmar.

Para o Especialista em Tomates e Pimentões da Agristar, Thiago Teodoro, como o Sul é umas das suas principais regiões de cultivo, a produtividade se torna um grande diferencial da variedade, pois possui um excelente pegamento de frutos nas primeiras pencas, que se estende durante todo seu ciclo. “A qualidade de fruto e firmeza trazem total segurança ao agricultor para comercializar e enviar seu produto para todas as regiões do Brasil, sem preocupações com ponto de colheita, pois apresenta ótima coloração, qualidade e excelente pós-colheita (durabilidade na banca)”.

Maurício enfatiza ainda a participação dos técnicos da Agristar em todo o processo. “A equipe da Agristar é de importância fundamental, tanto na difusão de novas variedades e tecnologias, quanto no apoio para o manejo adequado da variedade. Recebemos constantemente a visita de um Assistente Técnico de Venda (ATV), que nos auxilia no posicionamento e manejo”.

Sobre a Agristar
Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças, flores e frutas. Atua em diversos segmentos através de 5 linhas de produtos: Topseed Premium, Topseed, Topseed Garden, Superseed e Solaris. Está sediada em Santo Antônio de Posse (SP) e possui seis unidades com destaque para as 4 estações experimentais localizadas nos estados de SP, GO, SC e RN.


Imagens para download: