Book Navigation

Sementes híbridas dão mais segurança ao plantio de cebola e agregam valor ao produto final

O plantio de sementes híbridas de cebola trouxe ganhos em produtividade, padronização e sanidade da lavoura, já que são mais resistentes a uma série de doenças que afetam a cultura. Além da segurança que oferecem ao produtor, ainda há o ganho em qualidade final do produto, pois há agregação de valor em quesitos como durabilidade pós-colheita, coloração, textura e sabor dos alimentos.

Com quatro estações experimentais e uma unidade voltada para pesquisa e desenvolvimento de sementes, a Agristar do Brasil oferece ao mercado, por meio da sua linha de alta tecnologia Topseed Premium, onze variedades de cebolas: Andrômeda, Aquarius, Buccaneer, Fernanda, Lucinda, Optima, Perfecta, Serena, Sirius, Soberana e a recém-lançada Gamay. O portfólio amplo traz opções para o produtor escolher o material correto para a sua realidade, garantindo o semeio o ano todo em todas as regiões produtoras. 

Segundo o especialista em bulbos e raízes da Agristar, Samuel Sant’Anna, o trabalho de desenvolvimento de produtos é incessante. “Estamos sempre em busca de materiais de elevado potencial produtivo e que ao mesmo tempo sejam resistentes a pragas e doenças e que possuam ainda formato, coloração de bulbo e qualidade de casca desejáveis, visando atender as necessidades dos produtores e também do mercado consumidor. Como desenvolvemos sementes de cebolas híbridas que se adaptam ao cultivo em diversas regiões do país, isto proporcionou grandes avanços neste setor, uma vez que nossos híbridos podem atender as particularidades de cada região desde que respeitado o calendário de semeio de cada material. Com isso a produção de cebolas no Brasil se torna constante e de qualidade”.

A cebola híbrida Gamay é o mais recente lançamento da linha, apresentado nesse ano durante o Open Field Day e a Hortitec. Sant’Anna explica que a cultivar tem se destacado na região Nordeste do país, pois possui tolerância a doenças foliares, elevada cerosidade nas folhas, com época de semeio de agosto até fevereiro. A planta apresenta ainda folhagem vigorosa de coloração verde escura, bulbos de coloração de casca roxa intensa, tanto interna quanto externamente, além de apresentar elevado potencial produtivo.

Para 2019 a Topseed Premium já prepara o lançamento de um novo material de cebola. Os testes estão em fase final, com êxito em diversas localidades.  Segundo Sant’Anna, ela será trabalhada no Nordeste com foco no cultivo no primeiro semestre, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste de março a maio e no Sul do Brasil, de abril a junho. “É uma cebola de dias curtos, de formato redondo, elevado percentual de bulbos com centro-único muito uniforme e com elevado potencial produtivo. A variedade é tolerante a raiz rosada, possui coloração roxa, e anéis com esta mesma coloração”, explica Sant’Anna. 

Imagens para download: